Espaço literário e de defesa da arte, do meio ambiente e da democracia, compartilhado pela escritora e ativista ambiental Renata Bomfim.

17/12/2007

juramento

Juramento de Hipócrates

"Eu juro, por Apolo, médico, por Esculápio, Higeia e Panacea, e tomo por testemunhas todos os deuses e todas as deusas, cumprir, segundo meu poder e minha razão, a promessa que se segue: estimar, tanto quanto a meus pais, aquele que me ensinou esta arte; fazer vida comum e, se necessário for, com ele partilhar meus bens; ter seus filhos por meus próprios irmãos; ensinar-lhes esta arte, se eles tiverem necessidade de aprendê-la, sem remuneração e nem compromisso escrito; fazer participar dos preceitos, das lições e de todo o resto do ensino, meus filhos, os de meu mestre e os discípulos inscritos segundo os regulamentos da profissão, porém, só a estes.
Aplicarei os regimes para o bem do doente segundo o meu poder e entendimento, nunca para causar dano ou mal a alguém. A ninguém darei por comprazer, nem remédio mortal nem um conselho que induza a perda. Do mesmo modo não darei a nenhuma mulher uma substância abortiva. Conservarei imaculada minha vida e minha arte. [...] Em toda a casa, aí entrarei para o bem dos doentes, mantendo-me longe de todo o dano voluntário e de toda a sedução sobretudo longe dos prazeres do amor, com as mulheres ou com os homens livres ou escravizados.
Àquilo que no exercício ou fora do exercício da profissão e no convívio da sociedade, eu tiver visto ou ouvido, que não seja preciso divulgar, eu conservarei inteiramente secreto.
Se eu cumprir este juramento com fidelidade, que me seja dado gozar felizmente da vida e da minha profissão, honrado para sempre entre os homens; se eu dele me afastar ou infringir, o contrário aconteça."


Juramento de Hipócrita

Eu juro pelo meu pai,
pela minha mãe e
por todos os santos,
depois que descolar meu diploma,
abrir uma clínica na Enseada do Suá,
particular,
com vista para o mar...

Para atender senhoras e senhores
da alta sociedade
com serviços de alta qualidade
Quartos assinados por decoradores
cardápio de chefe, até caviar
e mais, bajulações e favores....

Juro suprir(mesmo que momentaneamente)
a ânsia dessa fina clientela
que demanda, ou melhor, que clama
por beleza e juventude
buscar contemplar suas aspirações e sonhos
com lipoaspirações e
lipoesculturas...
Corrigir a flacidez de suas peles
disfarçar suas estrias e
amenizar suas rugas com
toxina butolínica
reaplicando-a em doses cadavez maiores
caso o sulco persista.

Seus narizes empinados
mais empinador deixarei
com uma rinoplastia
e as próteses de mama
P. M, G, GG, extra, extra grandes
turbinas privilegiadas
das endinheiradas saradas
mais clientes me trarão...

E a coisa vai esquentar
com peelings superficiais,
médios e profundos
as faces rosadas em brasa ficarão
mas, sofrer faz parte do processo,
não aceitarei reclamação.

E ao fim da carreira, velhinho,
endinheirado e,
todo esticado tipo um tamburim
Vou morar na praia
do Francês ou da Atalaia
pois profissional de sucesso
tem que sair de Vitória
mesmo que seja
no fim da história.

bairenatabomfim

4 comentários:

Renata Bomfim disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jacinta Dantas disse...

Menina, e não é que eu fui lendo o juramento com toda seriedade que o mesmo merece e depois(rs).
Muito legal sua percepção do que os "pobres" homens vão fazendo ao longo da história.

Bjos

Jacinta

Luis Eustáquio Soares disse...

belo texto, renata, que fica ainda mais instigante se contraponteado com o "juramento de hipócrita". saúde e beleza venais, posto que em tudo a biopolítica inscreve, no próprio corpo, na vida, a marca do fetiche da mercadoria. claro para aquelas e aqueles que podem pagar.
feliz ano novo pra vc e espero me fazer o desorientador melhor que fui este ano, como vc merece.
beijos,
luis

Jacinta Dantas disse...

Ei Renata,

De novo eu.
Agora para desejar que o ano de 2008 seja repleto de tudo o que você busca. Que os dias lhes sejam de beleza e fartura, apesar da poluição.

Beijos

Jacinta