Espaço literário e de defesa da arte, do meio ambiente e da democracia, compartilhado pela escritora e ativista ambiental Renata Bomfim.

27/08/2008

Entre Santos e frutos de ouro: Nice Nascimento Avanza

ARTES PLÁSTICAS NO ESPÍRITO SANTO
Amigos,
O primeiro contato que tive com a obra da artista plástica Nise Nascimento Avanza, foi no Museu de Arte do Espírito Santo (MAES) numa exposição retrospectiva de sua obra. Nice nasceu em 1938, em Vitória, ES, no bairro de Caratoíra onde reside até aos 9 anos. Dificuldades financeiras fizeram com que os pais da artista se mudassem para São Paulo em busca de trabalho, sua mãe passou a prestar serviços como lavadeira no Colégio externato Sagrado Coração, das irmãs Vicentinas.

Aos 16 anos Nice se casou pela primeira vez, o casamento não dá certo, separa-se e, com dois filhos, retorna para Vitória. Lutando pela sobrevivência, Nice trabalha na Santa Casa de Misericórdia de Vitória, possui uma quitanda no Bairro Alto Caratoíra mas, seu sonho, é ser cantora de rádio.
Nice realiza seu sonho, passa a cantar em programas de calouros e chega a profissional de rádio, se apresentando na Rádio Espírito Santo e firmando contrato com a Rádio Capixaba, nessa época, conhece o segundo marido, com quem terá outros dois filhos.
A incursão da artista pelo mundo da pintura acontece por incentivo dos amigos que a observam, encantados, desenhar sobre papéis de embrulho da lanchonete onde trabalhava. A primeira encomenda de quadro recebida por Nice, foi paga com pinéis e tintas, seu talento logo revelou-se e ela passou a produzir mais e a expôr.
Em1969 o MAES inaugurou a primeira exposição de Nice com cerca de 15 quadro. Nessa ocasião Moa escreve sobre a artista: "Esta artista capixaba. A mulata dos olhos bonitos, tem o dom e a felicidade de ver ingenuamente a beleza da natureza sem contorno, que na sua imaginação o tem".A obra de Nice é primitivista, dentre os temas de preferência da pintora destaca-se o cacau, "fruto de ouro" , e sua obra reflete o movimento de contra cultura de sua época no campo artistico. Cenas religiosas,do dia a dia no campo e dos animais, também povoam o universo artítico de Nice, que deixou uma obra vasta e rica. Enfim, queridos, Nice é uma figura muito importante no cenário artístico capixaba e brasileiro, esperamos ver outras vezes seus trabalhos expostos e, tomara que, ela e tantos outros, se tornem objetos de pesquisa na nossa Universidade.




Fonte: as informações descritas apoiam-se no material desenvolvido pelo MAES na época da retrospectiva de Nice.
A obra Nice s/titulo 85x72, que antes fazia parte do arcevo de Jose Agusto Avanza, pertence agora ao colecionador capixaba Joabi Caldeira, a quem parabenizo pelo cuidado com obra de Nise e agradeço o convite para visitar o acervo.

8 comentários:

FERNANDINHA & POEMAS disse...

Olá querida Renata, belíssimo texto, muito imformativo... Parabéns, adorei!
Beijinhos de carinho,
Fernandinha

Tania Valenna disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Farei meu TCC sobre ela agora no fim do meu curso. Se puder colaborar com mais informações ficarei grato. =D Só deixar contato no meu blog

Hid disse...

Ficou anônimo ali pq esqueci de por o nome rsrs

Eliane Nascimento disse...

Olá Renata,
Estava aqui zapeando na internet e me deparei com este belo blog...Como capixaba que mora no nordeste há bons 20 anos, me deu uma emoção chamada SAUDADE...Continue neste trabalho lindo e exalte sempre o nome do nosso Estado ao temperar gostosamente os valores de nossos artistas.Parabéns e grande cheiro!

Claudio R.Avanza França Jr disse...

Minha Tia

Paulo Robson de Souza disse...

Olá Renata, veja uma homenagem que fiz para Nice.

http://paulorobsondesouza.blogspot.com.br/2013/06/a-pintora-de-ceus-de-cacau.html

Grato pelas informações sobre a nossa artista.

Unknown disse...

Simplismente uma obra linda! Uma Belezura!
Maravilhoso!