Espaço literário e de defesa da arte, do meio ambiente e da democracia, compartilhado pela escritora e ativista ambiental Renata Bomfim.

08/01/2010

cançaõ para Frida Kahlo

Quero abraçar teu desamparo.
Ser  tua  gêmea invertida
e ainda Outra.
Quero amparar-te toda,
parte por parte,
emendando
a tua perda irreparável.

Me denuncias
com  imagens: dor, fel e docura.
Cai a máscara, livre,
minha alma respira liberdade.

Posso ser simplesmente
essa e outras.
Tocar epifanica e santamente
o manto da santidade,
no azul turqueza de tua paleta sem tinta.

Teus artefatos preciosos: 
colares, anéis e sonhos de jade,
teus vestidos longos, rodados,
espalham  flores de estampas espetaculares.

Corpo frágil se tranforma
em cor saturada, aquarela inquietante,
de imagens da terra e do céu.
A feminilidade dos traçados
produzem sentidos convertidos,
multiplas imagens
que me refletem ad infinitum.
Nelas,  me reconheço e recomponho,
a chorar e a sorrir.

Quero abraçar teu desamparo, sim!
Acolhendo a dor que mora dentro
curando as chagas das saudades
e deixando ir, libertarando,
mágoas e sonhos que não vivi.

bairenatabomfim

Um comentário:

Gravatá Dea G. Coirolo Antunes disse...

Bellisimo y sentido poema a Frida Kahlo,la pintora mexicana Que exprimió su dolor en imágenes.Reneta Bomfim describe un retrato poético hermoso! Va para meu blog,Renata com s todo respeito a sua lirica tão bela,e tão clara nas metáforas.Abraço Dea Garcia Coirolo.