Espaço literário e de defesa da arte, do meio ambiente e da democracia, compartilhado pela escritora e ativista ambiental Renata Bomfim.

14/02/2010

Guernica hoje



Gernica hoje

Alivia-me dessa dor!
Seca o sangue que escorre e corre,
manchando a terra, a água e a flor.
Livra-me da força do império da agonia
Livra-me do medo dessa côrte maldita
consagrada à fantasmagoria
à vergonha!

Dor dentro e fora do tempo
que me atinge e finjo, finges, finge
que não a temos.
Letargia ignorante,
nem pão e nem circo.
Guernica atualiza-se:
Iraques, Palestinas, Brasís,
tsunamis, maremotos, terremotos
Haitís, favelas, esquinas, praças e
instituições mesquinhas.

Nada vemos, temos, ou queremos,
nada de ventos, nem de brisa, ou de Paz!
Tememos!
Trememos!

Alivia-me do grito que está preso nas entranhas
Liberta-o!
Conjuga os fragmentos dessa tragédia cardeal,
estranha: sem nome, sem rosto e sem norte.
Revela o poder pulverizado que faz chover sangue.
Alivia-me dessa dor que fede, anestesia e tem gosto de morte.

bairenatabomfim

4 comentários:

オテモヤン disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Luis Eustáquio Soares disse...

salve, renata, que sua visceralidade poética, de dar nome às vacas, nos bois, e vice-versa-e-versa-vice, está cada vez mais certeira.
b
luisdelamancha.

Renata Bomfim disse...

Eicha, que alegria receber a visita do meu amigo e mestre, como vai Luis?
Passei no seu blog e vi que a produção está profícua, fico feliz!
volte outras vezes
Um abração
renata

Unknown disse...

ralph lauren
nike store
adidas super color
nike shoes
lebron james shoes 2016
michael kors outlet
louis vuitton
adidas uk
coach outlet
toms shoes
20170109caiyan