Seja bem-vindo(a). Este é um espaço pessoal onde, desde 2007, reúno poemas, ensaios e artigos de minha autoria, compartilhando também um pouco da minha trajetória como terapeuta junguiana e ativista ambiental. É um espaço aberto, para escritores(as) de várias partes do mundo.

Oficinas terapêuticas


Há cerca de vinte anos eu ministro oficinas terapêuticas, compartilho aqui, um pouquinho desse percurso como arteterapeuta.


A OFICINA DE ARTE abre espaços de expressividade e de criação livre e espontânea para o indivíduo, , permitindo que este ao produzir algo, produza a si mesmo, percebendo-se de forma mais integrada.  São uma possibilidade de intervenção eficaz e delas podem participar pessoas idosas, crianças, adolescentes, portadores de transtorno mental grave e psicossomático, e mesmo, pessoas que, desgastadas pelo estresse cotidiano, encontram-se em estado de estafa e/ou desequilíbrio emocional.

Essa abordagem visa possibilitar que o participante recupere o equilíbrio perdido, a autonomia, e que volte a sonhar, a se interessar pela vida, pelas pessoas e por si mesmo. As imagens aqui dizem respeito a oficinas que ministrei em diferentes locais e com diferentes grupos. 









Oficinas Terapêuticas realizadas na APOSVALE 2002 e 2003

Oficinas realizadas no CAPS/ ILha de Santa maria

Oficinas terapêuticas realizadas no Mosteiro Zen Budista/ Ibiraçu/ES


Oficinas terapêuticas para Gestores do Governo do Estado do Espírito Santo

Oficina terapêutica de leitura e produção de textos em Comunidades Terapêuticas 

Nenhum comentário: