Seja bem-vindo(a). Este é um espaço pessoal onde, desde 2007, reúno poemas, ensaios e artigos de minha autoria, compartilhando também um pouco da minha trajetória como terapeuta junguiana e ativista ambiental. É um espaço aberto, para escritores(as) de várias partes do mundo.

31/05/2008

Maria Antonieta Tatagiba será a homenageada no III Seminário sobre o Autor Capixaba

Riso – invencível arma de mulher
Que, rindo, docemente, com ternura,
Seduz o mundo inteiro, quando quer!

Maria Antonieta Tatagiba:
Cidade onde nasceu e faleceu: São Pedro do Itabapoana – ES- Ofícios: esposa, mãe, dona de casa, professora, diretora de escola, colaboradora de jornais e revistas do ES e RJ, diretora do jornal A Semana (São Pedro do Itabapoana) e poeta. Destaque: Primeira poetisa capixaba a publicar um livro.Obra: Frauta Agreste (1927)- poesia; “A cruz da estrada” (“O Jornal”, RJ 12/10/1922)- conto

ENSAIO DE UMA CONTISTA: análise do conto “A cruz da estrada”, de Maria Antonieta Tatagiba.
autora: Karina de Rezende Tavares Fleury

Resumo:Nosso estudo visa a retirar da sombra do passado dados biográficos ainda controversos da primeira poeta capixaba editada, Maria Antonieta Tatagiba, bem como ampliar as discussões sobre a qualidade da produção literária da autora a partir da análise de seu único conto encontrado até o momento: “A cruz da estrada”.
Palavras-chave: Literatura feminina. Maria Antonieta Tatagiba. Conto.

Apresentação: Mesa 7/ quinta-feira – 12/06 – 14h/ Sala Clarice Lispector- UFES
Integrantes: Danilo Barcelos Corrêa (Mediador)/ Francisco Aurelio/ RibeiroKarina de Rezende Tavares Fleury/ aulo Roberto Sodré

Karina de Rezende Tavares Fleury:
Nasceu em Vitória, Espírito Santo, em 1966. Formada em Letras (UFES) e Direito (UVV), é professora da Prefeitura Municipal de Vitória e mestranda em Estudos Literários (UFES). Publicou, em 2007, "Alma de flor - Maria Antonieta Tatagiba: vida e obra" (com o apoio da Academia Espírito-Santense de Letras e da Secretaria Municipal de Cultura- PMV).
Contato: karina.fleury@gmail.comCurrículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8516679878288876

3 comentários:

Anônimo disse...

Bom saber que o Espírito Santo tem ótimos poetas e que elas estão em todos os lugares. E é bom também conhecer um pouco mais da vida cultural do Estado.
Belo trabalho o blog faz neste sentido.

A que está escrita. disse...

Que bom encontrar um blogue capixaba falando do que é preciso ser dito. Sobre os versos deste chão.
Um prazer enorme chegar aqui.

A que está escrita. disse...

Deixo um link no meu Tramas.