E mais, esse lixinho básico que a gente produz no dia a dia (e que não é pouco) pode ser separado: Lixos secos são aqueles que podem ser reciclados / Lixos orgânicos são aqueles que não degradam o ambiente, é o resto de comida, cascas de frutas e legumes, etc., e Rejeito, ou seja, aquele lixo que não pode ser aproveitado. Somente 2,8% do lixo que o Brasil produz é reciclado. Segundo o Ministério do Meio Ambiente (MMA), nós, brasileiros, produzimos em média 0,88 kg de resíduos por dia, e 59% dos municípios, depositam seus resíduos em lixões. Precisamos aderir à Coleta Seletiva para que possa diminuir a exploração dos resíduos naturais, bem como, a poluição do solo, do ar e dos rios. Uma forma de introjetarmos essa idéia e fazer com que se torne um habito, é praticar os 3 R's, que hoje já não são mais 3 e sim 5 R's.
1- Reduzir: é isso mesmo, no bom português significa consumir menos e dar prioridade para produtos que não agridam o meio ambiente e geram menos resíduos.
2- Reutilizar: dar novos usos aos materiais já utilizados, é uma boa oportunidade de exercitar a criatividade.
3- Reciclar: ou seja, transformar os resíduos em matéria prima para outros produtos, tanto de forma industrial quanto artesanal.
Os outros 2 R's introduzidos são: Repensar (o consumo) e Recusar (o mais importante e mais dificil , na minha opinião).
Esses R's são um conjunto de atitudes capazes de interferir e modificar os nossos hábitos. Essa prática, além de ser positiva para o meio ambiente, é geradora de emprego e renda para os menos favorecidos. vamos pensar nisso...
Abraços eco-fraternos
Renata
maiores informações: www.mma.gov.br/srhu
Nenhum comentário:
Postar um comentário