Seja bem-vindo(a). Este é um espaço pessoal onde, desde 2007, reúno poemas, ensaios e artigos de minha autoria, compartilhando também um pouco da minha trajetória como terapeuta junguiana e ativista ambiental. É um espaço aberto, para escritores(as) de várias partes do mundo.

06/10/2009

XI Congresso de Estudos Literários Pessoa, persona, personagem/ 2009

Amigos, nossa apresentação no congresso será no dia 06/11 (sexta-feir) as 14:ooh - MESA 3
estão convidados!
Tema: UMA ORQUESTRA ESQUIZOFRÊNICA: A POLIFONIA ARQUETÍPICA NA OBRA DE FLORBELA ESPANCA
Florbela Espanca (1894- 1930) é uma persona dramatis que, por meio de seu lirismo, expôs parte da problemática da mulher do primeiro quartel do século xx em busca de identidade e expressão. Propomos examinar o aspecto polifônico e arquetípico da obra desta poeta,destacando que o coro formado pelas vozes advindas de sua obra traz à tona variadas e contraditórias personas femininas. Essa orquestra esquizofrênica revela o perfil frankensteiniano e trágico da obra de Florbela Espanca, por apresentar um mosaico de perfis femininos nitidamente irreconciliáveis, como os de Lilith, Eva e Maria. Para tanto, usar-se-á aportes teóricos dos seguintes pensadores: Mikhail Bakhtin, Carl Gustav Jung, Raymond Willians e Fredric Jameson.
palavras-chave: Polifonia. Arquétipos. Tragédia.
programação completa do congresso:
http://www.prppg.ufes.br/ppgl/Programacao_Geral_do_XI_Congresso_de_Estudos_Literarios.pdf.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ei Renata,

vc não me conhece mais as vezes passo por aqui para ver seu blog e alguma de suas escritas, das quais gosto muito. Tbm sou capixaba e fiz UFES, mas agora estou por aqui, na terra de todos os santos.

Bjs, Monica

Renata Bomfim disse...

OLá Mônica , que alegria saber que você sempre passa por aqui e deixa um pouco de axé... ehehehehe, agora deixou também um post, fico feliz!
Você é natural de que região aqui do ES?
olha, obrigada pela visita e volte sempre.
Abraço amigo
Renata