Seja bem-vindo(a). Este é um espaço pessoal onde, desde 2007, reúno poemas, ensaios e artigos de minha autoria, compartilhando também um pouco da minha trajetória como terapeuta junguiana e ativista ambiental. É um espaço aberto, para escritores(as) de várias partes do mundo.

07/11/2009

XI CONGRESSO DE ESTUDOS LITERÁRIOS: PESSOA , PERSONA, PERSONAGEM- UFES (Dias 05 e 06 de nov. 2009)

O XI Congresso de Estudos Literários desse ano foi dedicado ao poeta, historiador e amigo Miguél Marvilla, falecido no dia 10 de outubro desse ano. Os participantes do evento tiveram acesso a um menu variado, com  trabalhos que revisitaram desde Ovídio e sua obra Metamorfoses e a poesia amorosa latina,   à estudos que abordaram variadas facetas da contemporaneidade, na poesia, no romance e na música, o rap, por exemplo. Vale ressaltar a ótima organização do evento e a qualidade das comunicações. Foi Muito bom rever amigos queridos do tempo do mestrado como Thiago, com quem tive a alegria de compartilhar a mesa, Eduardo, Luciana, Maria Amélia, entre outros, e os queridos pofessores Wilberth, Paulo Sodré, Raymundo, Lino e Luis Eustáquio, que foi meu orientador de pesquisa.




A programação completa do evento e os resumos das apresentações podem ser conferidas no site:

10 comentários:

Carla disse...

Parabéns, Renata! Sua apresentação foi muito boa, tive a oportunidade de assistir. Todo o congresso foi muito bem organizado. Fiquei encantada com os palestrantes, especialmente o Raymundo e o Luis Eustáquio, porque, apesar de serem muito cultos, esbanjaram simplicidade e humildade, virtudes que mais admiro no ser humano, não importa a que classe social/cultural pertençam.

Espero da próxima vez poder te cumprimentar pessoalmente.


Bjos

Anônimo disse...

Olá Opuntia, porque vc não se identificou menina, adoraia te dar aquele abraço pessoalmente. Obrigada oelo elogio, sempre fico frustrada em ter que resumir tanta coisa em tão pouco tempo...
Olha, estou esperando algumas apresentações do congresso que pedi a amigos e espero em breve posta-los por aqui...Um beijão
uma ótima semana
REnata

Renata Bomfim disse...

ops: a anonima sou eu...

Coral disse...

Oi, Renata, que bom ler algo sobre o congresso no seu blog, pois esse ano infelizmente não pude ir. Agora vou ao site da UFES ler os resumos.

Beijos.

Renata Bomfim disse...

Olá Coral, que pena que não pudeste ir, foi muito bom...
mas ano que vem tem mais e se Deus quiser a gente se encontra lá...
abraços

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

olá renata,
faço parte de uma equipe que está desenvolvendo uma rede social brasileira, de autoconhecimento, que pelo que li no seu site tem muito a ver com seu trabalho.
quero convidá-la a nos conhecer no seguinte endereço www.yubliss.com
e já adiantar que abrimos fóruns com assuntos de interesse geral e que já imagino você dando um desses fóruns por lá.
dê uma espiada na gente. nossa inspiração é joseph campbel, o herói das mil faces.
achamos que todos estão peregrinando em sua jornada particular, seguindo os mesmos mitos antigos com uma roupagem moderna.
incentivamos, à partir de histórias que os usuários contam, a tomada de consciencia de qual mito/padrão a pessoa estaria inconscientemente seguindo.
acho que vc vai gostar.

abraço.

chico abelha.

Renata Bomfim disse...

Olá Chico, foi uma alegria receber a sua visita no letra e Fel, adorei também conhecer o Yubiss, adorei a proposta!!! sou leitora do Campebel já faz alguns anos, adoro, principlalemnete porque sou analista junguiana.
Olha, estou à disposição para novas possibilidades, parcerias, pois acredito que crescemos juntos quando compartilhamos experiencias de vida e produzimos conhecimento.
Um forte abraço
Renata

Unknown disse...

então, renata, estamos procurando alguém para responder perguntas num fórum sobre jung.
você conhece alguém?
o fórum dura 5 dias e não é online, reponde-se quando puder, pelo menos uma vez por dia.
sim, podemos fazer uma parceria, troca de links é o nosso usual.
mande um email para mim em:

chico.abelha@hotmail.com

abraço,

chico.

Unknown disse...

ei, feliz aniversário, é hoje não?
parabéns!