Seja bem-vindo(a). Este é um espaço pessoal onde, desde 2007, reúno poemas, ensaios e artigos de minha autoria, compartilhando também um pouco da minha trajetória como terapeuta junguiana e ativista ambiental. É um espaço aberto, para escritores(as) de várias partes do mundo.

05/02/2010

Reserva Natural Reluz



Sempre me deixou muito triste ver passarinhos presos, pelo simples fato de terem asas, de terem sido criados por Deus para a liberdade, o  ilimitado, muito mais que nós, humanos, que sempre fomos chegados a uma prisão, principalmente se a gaiola for de ouro. Mas agora, uma observação mais paciente da natureza tem me ensinado muito, como por exemplo o empenho deste casal de pássaros para  alimentar e cuidar de suas crias. Enquanto um alimenta os filhotes, o outro canta para despistar predadores e chamar a atenção para si.

Prender um destes pássaros, ou os dois, corresponderá à morte certa dos filhotes e de outras gerações, uma crueldade sem fim. É um crime obrigar animais tão gregários a viverem sós em gaiolas, observem e percebam que eles sempre estão ou em bando, ou em casal, mas nunca sós.
Infelizmente muitas pessoas vêm aqui na Reserva prender pássaaros e, muitas vezes, para anelá-los, os mutilam e até mesmo matam. Muitos dos pássaros que abastecem o mercado perverso de animais não são criados em cativeiro e sim pegos na natureza.

Um trinca ferro engaiolado, por exemplo, passa um ano sem cantar em depressão profunda. Vamos denunciar essas barbáries e cobrar das autoridades as ações efetivas.
Abraços eco-fraternos
Renata

Nenhum comentário: