Seja bem-vindo(a). Este é um espaço pessoal onde, desde 2007, reúno poemas, ensaios e artigos de minha autoria, compartilhando também um pouco da minha trajetória como terapeuta junguiana e ativista ambiental. É um espaço aberto, para escritores(as) de várias partes do mundo.

17/05/2010

Publicação no jornal A gazeta de 16/05

19/05/2010 - 00h00 (Outros - A Gazeta)



Por Tiago Zanoli

Na idade adulta, com a leitura compulsiva de poetas como Florbela Espanca, Fernando Pessoa, Cecília Meireles e Hilda Hilst, a artista plástica Renata Bomfim redescobriu a escrita – uma paixão da adolescência. Contudo, somente em 2007 sentiu-se segura o bastante para mostrar seus escritos. De lá para cá, participou de antologias poéticas e começou a organizar o que viria a se tornar seu livro de estreia, “Mina” (Flor Cultura).
A obra será lançada hoje, a partir das 19h, no Café do Canto, na Praia do Canto, em Vitória. “‘Mina’ foi uma seleção de poemas que escrevi entre 2007 e 2009, e eu não tinha o livro em mente com esse formato. Ele foi ganhando forma à medida que eu agrupava os poemas por temas”, conta a autora.
Como contadora de histórias e arteterapeuta, ela diz ser sempre nutrida por relatos de vida e experiências de outras pessoas. “Acredito que meu livro seja uma elaboração, sob forma de poesia, dessas vivências, de sonhos, de fantasias... Mas gostaria que o leitor não levasse em conta a minha biografia ou currículo para entender meus poemas. Prefiro que ele se deixe levar pela musicalidade e pelas palavras.”
A palavra que dá título ao livro tem diferentes significados. Pode ser, por exemplo, uma jazida de algum mineral precioso (ouro ou diamante). “O título interroga até mesmo a mim. Acredito que seja uma bifurcação, para o leitor escolher a partir de qual sentido vai olhar para a obra”, completa.

Confira
Renata Bomfim
Mina
Flor Cultura 144 páginas
Quanto: R$ 20
Lançamento: Hoje, às 19h, no Café do Canto. Rua Joaquim Lírio, 595, Praia do Canto, Vitória.
http://gazetaonline.globo.com/index.php?id=/local/a_gazeta/materia.php&cd_matia=639537

Nenhum comentário: