Seja bem-vindo(a). Este é um espaço pessoal onde, desde 2007, reúno poemas, ensaios e artigos de minha autoria, compartilhando também um pouco da minha trajetória como terapeuta junguiana e ativista ambiental. É um espaço aberto, para escritores(as) de várias partes do mundo.

23/10/2021

Visita ao Ateneo de Madrid, em busca de Rúben Darío.

 

Renata Bomfim em visita ao Ateneo de Madrid

Um #TBT cheio de saudade. Em 2013 estive em Madrid, na Espanha, e visitei o Ateneo, local onde o poeta Rubén Darío leu, pela primeira vez, o poema Salutación del optimistaEsse poema é um marco na história da literatura hispano-americana e do movimento modernista hispano-americano. Nessa visita estiveram comigo a amiga escritora e pesquisadora Karina Foringher e o amigo escritor e tradutor Pedro Sevilla de Juana.

Em 2014 finalizei a tese de doutorado intitulada "A Flor e o Cisne: diálogos poéticos entre Florbela Espanca e Rubén Darío", na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), analisando o poema acima citado e outros escritos de Rubén Darío e de Florbela Espanca. 

Esse percurso de pesquisa foi marcado por descobertas e desafios, acredito que amadureci como pessoa,  poeta e pesquisadora. É uma satisfação colher os frutos de um trabalho plantado com amor e dedicação. 

Em agosto de 2021 lancei o livro de poemas O Coração da Medusa, dedicado à Nicarágua. Essa obra é uma forma de agradecer tudo o que Darío e o povo nica fez e faz por mim, agradecer pelo carinho, pela atenção e parceria que, cada vez mais, aproxima mais poetas de língua hispânica do Brasil e poetas brasileiros da poesia hispano-americana. 

Nenhum comentário: