Seja bem-vindo(a). Este é um espaço pessoal onde, desde 2007, reúno poemas, ensaios e artigos de minha autoria, compartilhando também um pouco da minha trajetória como terapeuta junguiana e ativista ambiental. É um espaço aberto, para escritores(as) de várias partes do mundo.

30/06/2023

Los Poemas Están Abiertos (Poesias de Santiago Montobbio)


Santiago Montobbio (1966) é natural de Barcelona, Espanha e possui uma vasta obra poética. Amigo pessoal, o poeta me envia sempre suas obras mais recentes, generosidade que me toca e a qual agradeço imensamente. Tenho em mãos o livro Los poemas están abiertos, um tomo de 677 páginas, que comporá juntamente com outras obras de mesmo volume, a rica coleção de poesias El Bardo. 


Os poemas, são datados, como as cartas,  e tem início em 24 de julho de 2020. O poema de abertura da obra "Donde empieza la Felicidad, empieza el silencio" possui um tom memorialistico e saudoso, e a ele seguem outros poemas que vão, assim como sinaliza o título da obra, servindo como janelas para variadas miradas temáticas: árvores, céu, mar, imensidão: "La vida es una fiera, pero es también/ la profundidad de esta belleza".

Os olhos do poeta buscam se alimentar da energia que emana dos elementos naturais, mas também exploram o inefável: "Cuestión de luz./ A veces todo, si lo siente el hombre, es una cuestión de luz". A noite cai sobre as árvores fazendo despertar as sombras, o mundo é quieto, quieta é a noite.

Ao final de agosto os olhos se fixam no céu, nos encontro das nuvens coloridas, do sol e, logo, os trovões anunciam a chuva. O silêncio das palavras abrem espaços como um convite: "Un silencio final y abierto./ Como nieve de nunca de pronto llegada". Assim, segue o eu poético, como o arcano zero do tarô, todos os seus movimentos são inaugurais: "Nos espera la libertad, los sueños./ Barcos, libros, libros". O poema " La libertad de ser. De ser como queremos" revela o desejo íntimo do encontro consigo mesmo: 

En la noche, ritmo
de una antigua música que corazón adentro
encuentra su caminho, sabe que es el único
possible, en tanto que el único digno para
esos sueños, esta alta libertad que
temenos dentro y nos dice. El único
certo.

A leitura é circular e, mesmo com as marcações temporais, sugere o salto. O leitor é livre, nesse campo de palavras não existem cercamentos: Os poemas estão realmente abertos!

Vitória, ES, Brasil, 30 de junho de 2023.

Renata Bomfim

Nenhum comentário: