Seja bem-vindo(a). Este é um espaço pessoal onde, desde 2007, reúno poemas, ensaios e artigos de minha autoria, compartilhando também um pouco da minha trajetória como terapeuta junguiana e ativista ambiental. É um espaço aberto, para escritores(as) de várias partes do mundo.

26/08/2008

Um passeio pelo centro de Vitória/ ES

Amigos,
hoje eu estive no centro de Vitória. Muitos projetos têm buscado revitalizar este espaço que é cheio de casarões antigos, cuja grande maioria, infelizmente, se encontra em estado de abandono, muitos completamente encobertos por fechadas de lojas. Há um bucolismo nesse lugar, é impossível ir ao centro e não ficar totalmente perdido com os achados inusitados, como por exemplo a loja de chapéus Panamá que encontrei. No Parque Moscoso eu encontrei um lambe lambe, profissão que está acabando. o lambe lambe nasceu da prática de se fotografar em jardins, este profissional da imagem tem uma câmera-laboratório que contém uma caixa de madeira dotada de uma objetiva, esse maquinário fica apoiado num tripé. A câmera se divide em duas partes, sendo que a inferior contém os dois banhos, revelador e fixador, que servem tanto para o processamento químico de filmes, quanto de papéis. Para enriquecer mais ainda a cena, o equipamento do lambe lambe estava embaixo de um semáforo antigo, original, da época em que as mulheres capixabas usavam melindrosa.
Bem, um passeio pelo centro de Vitória é um passeio pela cultura e história do nosso estado, basta vencermos o ciclo vicioso 'Praia do canto-Shopping Vitória', deixando um pouco de lado a preguiça e a comodida e partirmos para a exploração desse ambiente antigo e desconhecido.

6 comentários:

Sr do Vale disse...

Rê, e pensar que nesta era digital você tropeça em um lambe-lambe.


Abraços.

Anônimo disse...

Oi meu nome é Gabriel
Vc poderia me indicar uma loja em vitória que vende chapéus?
Se souber mande as informações para meu e-mail: gabrielfloresta@yahoo.com.br
Estou a procura de um chapéu.
Obrigado

Anônimo disse...

O gabriel tem uma das melhores e uma das únicas lojas de chapéu de vitória-E.S que fica na praça oito não tem erro chegou na praça oito vc ve a loja de chapéu abraços e a mmelhor de vitória-E.S
Espero ter ajudado abraços

Anônimo disse...

sera q vc sabe o telefone dessa loja, email, site!?

abraço

meu pai-exibição fumando disse...

OLA MEU NOME E IVONE
SOU MORADORA DO CENTRO DE VITORIA E ESTOU INDIGNADA COM A FALTA DE RESPEITO DA PREFEITURA COM A NOSSA LINDA CAPITAL.
DEPOIS QUE CONTRA NOSSA VONTADE ELA CONSTRUIU UM ALBERGE PARA MORADORES DE RUA PRÓXIMO A CATEDRAL A DOS MORADORES VIROU UM INFERNO A PRAÇA COSTA PEREIRA VIROU UMA CRACOLÂNDIA
E TODOS OS ÓRGÃOS PÚBLICOS ESTÃO SE FINGINDO DE CEGOS PARA SITUAÇÃO.
A UNICA COISA QUE TURISTA VE AQUI E UM MONTE DE BANDIDO DROGADO DORMINDO NA PRAÇA.

SOCORRO PARA O CENTRO DA NOSSA CAPITAL.

Renata Bomfim disse...

Olá Ivone, é de doer o coração ouvir isso, imagine vivneciar isso na carne...
Acredito que um trabalho deve ser feito com os moradores de rua, com as crianças que ficam pedindo nas esquinas para os adultos, mas estes lugares não devem ser depósitos de gente, deve haver uma obra de ecuperação, encaminhamento ao trabalho, enfim...
DEus nos ajude...
Se nossos politicos e homens de poder roubassem menos e nós, cidadãos nos implicassemos mais, quem sabe, o cenário se modificaria?
Abraços
renata