Seja bem-vindo(a). Este é um espaço pessoal onde, desde 2007, reúno poemas, ensaios e artigos de minha autoria, compartilhando também um pouco da minha trajetória como terapeuta junguiana e ativista ambiental. É um espaço aberto, para escritores(as) de várias partes do mundo.

16/07/2010

Africa Maru

As verdadeiras amizades não tem credo, cor, tamanho, posição social. Yumi, Yuji, Yoneyama, Fujimoto, Tukunaga... quanta saudade de todos!


"Africa Maru", 1961, trazia para nosso convívio Yuji Myaoka, um amigo de 26 anos. Quando ele me mostrou esta foto, há dois anos, fiquei fascinada e lembrava-me de meus antepassados, vindo da Itália há mais de um século.
Convivi com japoneses durante muitos anos. A educação, alegria, sinceridade, amizade e respeito mistura-se à cultura deste povo que temos apenas que fazer "mesuras e reverências". Quantas histórias de vida estão contidas numa foto! Em poucos segundos um filme inteiro rodou no meu pensamento!



Sonia Rita Sancio Lóra (Sunny Lóra) é neta de italianos, "nasceu escrevendo" em Santa Teresa-ES. Bacharel em Direito, Secretária Executiva Senior, Tradutora, Professora de inglês, Voluntária da AFECC, poetisa, cronista, contista e declamadora. Academica da AFESL, membro da AVBL – Academia Virtual Brasileira de Letras, AVSPE – Academia Virtual Sala de Poetas e Escritores, Cônsul de Poetas Del Mundo em ZN-Vitória-ES. Sonia publicou vários livros e participou de Antologias (Brasil e Portugal), dentre eles – "Portais da Alma" – 2005; "Lua Perfeita" – 2008 (GSA Editora) e "Antologia de Poetas Luso-Brasileiros- Portal CEN" – 2008 (Editora Blumenau, "Contos de Saudade"- 2010 - Gráfica A1, em parceria com sua irmã Maria Cecilia Sancio Loss). Contribuiu durante vários anos para a seção "Pra Viver, Poesia", do Diário Oficial do Espírito Santo. Seu site é http://www.sonialora.art.br/ , onde reúne vários e-books e grande parte de seu trabalho.

Obrigada pelo texto Soninha e um brinde à amizade!

Um comentário:

Unknown disse...

Renata, não há como não gostar do seu LETRA E FEL. Blog precisa ter a beleza estética e conteúdo bonito, simples e partilhado. Que bom poder estar aqui. Sabe que nunca mais eu vi os meus amigos japoneses? Que vontade enorme de abralar cada um deles. Bom sábado, Renata querida! Obrigada pela postagem. Sunny