Seja bem-vindo(a). Este é um espaço pessoal onde, desde 2007, reúno poemas, ensaios e artigos de minha autoria, compartilhando também um pouco da minha trajetória como terapeuta junguiana e ativista ambiental. É um espaço aberto, para escritores(as) de várias partes do mundo.

26/12/2010

Primeira panfletagem Anti-especismo e em defesa do Abolicionismo animal

Amigos, foi assim, na simplicidade, sem fotos e nem filmes, que aconteceu a primeira panfletagem contra o especismo e em favor do abolicionismo animal, ação que faz parte de um projeto que estou organizando para 2011. Contei com a ajuda de meu fiél escudeiro e companheiro de todas as horas, Luiz, meu esposo. A panfletagem foi no sinal de Camburi, às 11:00h do dia 24/12/2010. Tudo correu muito bem, só uma mulher que fez cara feia para o Luiz, mas é assim mesmo, faz parte do show. Eu saí dalí numa felicidade só, e já cheia de planos, vou confeccionar a faixa pra ontem...Bem, por enquanto é o posso dizer desse projeto, depois eu falo mais. Abraços e Feliz 2011
Renata Bomfim

3 comentários:

Erli Porto disse...

Olá! Desculpe minha ignorância, mas o que significa ser contra o especismo e em favor do abolicionismo animal? Um abç,

Erli Porto

Renata Bomfim disse...

Olá Erli, boa noite!
o abolicionismo animal é um movimento recente assim como o movimento anti- especismo, embora existam com outros nomes há muito tempo.
Da mesma forma como, antigamente, o ser humano escravisou outro ser huamano considerando-o sem alma, incapaz de sentimentos e afetos, explorando-o, torturando-o, estuprando-o e até mesmo matando-o, hoje, o ser huamno faz o mesmo ou pior com os outros reinos, o reino animal, o vegetal, digo pior porque muitas espécies já foram até extintas. Dessa forma, para além da exploração, do ódio, da maldade, há também o aniquilamento das espécies. O abolicionismo apregoa a libertação dos animais (ou seja, da natureza, do que vive) dessa cadeia perversa, o que pressupõe a libertação do próprio homem, pois vítima e algoz enlaçam-se numa trama perversa cujo fim é a morte de ambos.
Já o anti-especismo, é uma proposta arrojada e desafiadora, ele coloca-se para além dos ismos, feminismo, machismo, comunismo, capitalismo,enfim..., dessa forma valores do campo do comum como a participação coletiva, a compaixão ganham enfase, e não se privilegia este ou aquele, é um pensar que coloca-nos todos no mesmo patamar, como humanos, animais, plantas, enfim, como seres que coabitam o mesmo planeta e dependem dos mesmos recursos para viver.
Não sei se fui clara em poucas linhas. mas no blog você encontrará links para instituições que militam por ambas as causas.
UM forte abraço
Feliz 2011
REnata Bomfim

Erli Porto disse...

Renata, obrigada pela resposta. Como estou aqui na sua casa vou ler mais e ir atrás dos links que existem aqui...um gde bjo no seu coração e no coração capixaba. Já morei nessa terra (Colatina) e sei o qto é maravilhoso o Espírito Santo que habita aí.

Feliz 2011 para vc tbém
Erli