![]() |
| comprar o livro |
Olá amigos,
Já está a venda o livro Charneca em flor da mais recente publicação da obra completa de Florbela Espanca. A organização ficou por conta de Cláudia Pazos Alonso e Fabio Mario da Silva. O livro traz dois ensaios críticos, um desta amiga de vocês, Renata Bomfim, e outro do poeta e crítico português Nuno Júdice.
Esta obra obedece a vontade de Florbela quanto à sua publicação, desejo que até então nunca tinha sido atendido. A apresentação do livro, transcrito logo abaixo, ficou por conta da crítica literária Maria Lúcia Dal Farra, uma referencia mundial nos estudos florbelianos.
No imaginário feminino português, Charneca em Flor celebra um ultrapassamento literário: a ruptura com o estereótipo de mulher imposto pelo patriarcado. A partir daqui, a dor e as Saudades (dotes de mulher) são já um fantasma que ela vê passar pelas vielas de Évora, na figura evanescente da Menina e Moça que fora. Revisitando agora a sua origem alentejana, a nossa investida Sóror Alcoforado (antiga Dama de Bernardim e mística Dona de Garcia de Resende) despe a mortalha e abandona a clausura para, em comunhão telúrica, abrir-se em flor - impulso que, desejo erótico, é também pulsão de morte. Todavia, dentro desse paradoxo, Florbela se experimenta (em voo livre do regional para o nacional) avatar feminino de Camões. E deste modo mergulha em definitivo na fonte mesma do soneto - forma fixa que passara a vida a ajustar a fim de torná-la mais condizente ao seu género. Afinal, no seu espartilho poético, o soneto não lembra a cela, da qual toda a mulher se quer evadir?!

3 comentários:
Rê, minha cara,
mais uma vez, meus parabéns por mais este trabalho. Sei o quanto nos dedicamos a estas mulheres, objetos de nossos estudos, e o quanto é maravilhoso ter o reconhecimento disso. Esse livro é a prova de que você É MUITO BOA NO QUE FAZ!!!!!
Beijos sinceros da amiga,
K.
Você está muito chique! Só "florbeliando"! Um beijão, Anax.
Parabéns, amiga. Fico orgulhoso da sua participação nesse lançamento. Vou aguardar a oportunidade de comprar essa obra. Grande abraço.
Postar um comentário