Judith Leão Castello Ribeiro nasceu no município da Serra, em 31 de agosto de 1898. Educadora desde cedo, durante quarenta anos ministrou cursos em diversas áreas do conhecimento, tais como Sociologia, Pedagogia, Psicologia, Geografia, Didática etc.
Em 29 de março de 1947 foi a primeira e única mulher a tomar posse na cadeira de Deputada Estadual do Espírito Santo. A partir daí, foi deputada estadual por quatro legislaturas consecutivas.
A escritora contribuía com artigos para o Jornal "Diário da Manhã" e para as revistas "Vida Capixaba", "Canaã", "Revista do DSP", "Revista da Educação", quase todas editadas pelo Estado do Espírito Santo. Publicou, ainda, crônicas e relatos da vida social do município da Serra, no Jornal "A Gazeta", onde pode valorizar o espírito comunitário e o senso de religiosidade local.
Em 1980, por fim, publicou o livro Presença, uma coletânea de vários trabalhos e crônicas. Em 1949, fundou e tornou-se a primeira Presidente da Academia Feminina de Letras do Estado do Espírito Santo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário