01/09/2025

CARMÉLIA MARIA DE SOUZA: DESESPERADA E LÍRICA ( Renata Bomfim - parte1)


Carmélia Maria de Souza.

“Nunca foi tão preciso dar amor e amar. E nunca foi tão difícil fazer com que os homens acreditem nisso” (Carmélia Maria de Souza)

 Carmélia Maria de Souza fez da crônica um espaço fértil para a produção literária. A “Cronista do povo”, como ela se definia e gostava de ser referenciada, foi uma personae dramatis, e criou performances que lhe permitiram sondar a própria identidade e se desdobrar em Félia, Magnólia Cardin, Magnolérrima. Reinaldo Santos Neves declarou ser difícil, talvez impossível definir Carmélia, mas que ela foi, certamente, “alguém que abriu caminhos – principalmente para as mulheres de Vitória”, e isso, “sem lágrimas nem dor. A não ser para ela mesma”. Sendo assim, passados cinquenta anos de sua viagem para “as esquinas dos astros”, buscamos o seu rosto na sua obra e nas palavras daqueles que a conheceram e tiveram a alegria de desfrutar de sua companhia. Vento Sul deixa evidente o amor de Carmélia pela escrita: “E escrever, senhoras e senhores, ainda é a única coisa que consigo fazer muito bem neste mundo de meu Deus, — modéstia à parte. E isso eu aprendi a fazer assim mesmo, por minha conta e risco, sem que ninguém me ensinasse”. A cronista produziu no que chamou sua “tendinha de trabalho”, — onde “nos respeitam e às nossas ideias” —, o que denominou sua “vida operária, responsável por alguma parte desta engrenagem maravilhosa que é uma oficina de jornal”.

 A relevância de Carmélia no cenário cultural e jornalístico é imensa, conforme destacou Francisco Aurélio Ri beiro, ela “foi a responsável por popularizar a crônica escrita por mulheres no Espírito Santo”6. Amylton de Almeida, em uma reportagem no jornal A Gazeta, declarou que devia a Carmélia “a primeira oportunidade na imprensa, em 1966, quando essa profissão dificultava o ingresso de certas pessoas”. Falamos aqui de um tempo de profundas mudanças no jornalismo local “extremamente conservador”. Marien Calixte7, personagem de relevo na história no jornalismo capixaba, relatou que a discriminação fazia com que “pessoas como Amylton de Almeida e Milson Henriques, que eram tidos como homossexuais, até por causa da sua própria fisiologia social, quer dizer, eles eram boêmios, pessoas metidas em teatro, literatura, etc.”, fossem estranhadas nas redações. Calixte destacou, ainda, que “a discriminação se estendia também para o gênero feminino”, e que perguntavam como “esse tipo de gente” havia conquistado espaço profissional. Carmélia escreveu na crônica “Notícias sem tempo da minha cidade”8: “Quem não quiser concordar, que se dane, [...] quem não estiver a fim de sintonizar direitinho com o que se faz aqui, tenha a bondade de não ficar pichando a gente pelas costas não. [...] Acabamos de nascer para esta cidade que é um mundo”.

 Os anos de 1960 produziram grandes transformações sociais, conforme destacou Francisco Aurelio Ribeiro: “o acirramento da luta feminista com a criação do Women’s Lib, nos EUA, e do Movimento de Libertação das Mulheres, na França, em 1968. Dentre as reivindicações do feminismo estavam: direito ao aborto, contracepção livre e gratuita, igualdade de salários para o mesmo trabalho, defesa e informação das mulheres sobre seus direitos, luta contra a opressão familiar, que limitava o papel da mulher ao de esposa e mãe. No Brasil, o movimento foi cerceado pela ditadura militar, que impôs a censura e a perseguição aos intelectuais e políticos”. Em Vento Sul, variadas passagens mostram Carmélia se in surgindo contra o provincialismo da ilha e afirmando que, se há nela alguma pretensão, é a de ser “justa, natural e única”, em contraposição aos “enfeitados e esnobadinhos”, o que considerou um “hábito tradicional de muita gente” na ilha de Vitória”10. Carmélia não ligava para falatórios, foi uma mulher simples, que valorizou a essência, pouco se importando com as aparências, e é sabido que a autenticidade cobra o seu preço.

Variados tipos de violência ameaçam as mulheres, in diferentes a endereço, raça, cor, classe social, escolaridade, profissão. Entretanto, sabemos também que os impactos dessas violências diferem com relação as suas vítimas, a partir de marcadores sociais como gênero, raça e classe. Carmélia carregou marcadores de diferença significativos, — mulher, negra, pobre e LGBTQIA+. Para Kátia Fialho, a cronista “imprimiu em sua escrita uma “ruidosa” (no melhor dos senti dos) forma de (r)existência. Do lugar de fala que ocupou no mundo tendo um corpo negro, gordo, totalmente fora dos padrões determinados por uma sociedade altamente conservadora – que ela apelidou de TFC (Tradicional Família Capixaba), ela não precisou empunhar e tremular uma bandeira de luta por respeito, pois a sua própria presença no universo do jornalismo, da boemia e da escrita, de forma precursora e altamente irônica, provocativa e ‘subversiva’ a destacavam como uma mulher à frente do seu tempo, que carregava em seu modo tão peculiar de viver a essência da diversidade”. Prova dessa coragem é que Carmélia viveu desafiando costumes, ela foi uma das poucas mulheres em Vitória a usar calça comprida e, a esse respeito, a cronista declarou: “Não troco o conforto das minhas calças compridas e surradas por nada deste mundo”11. Reinaldo Santos Neves perguntou em “Muito além do Milk Shake”12, “Quem foi Carmélia Maria de Souza? O escritor, que conviveu com Carmélia, traz à luz uma imagem de mulher afastada de “joias, adereços, maquiagem”, “com jeito de homem, com mania de usar sempre calça comprida e de viver sempre acompanhada por homens, sendo que, nos seus últimos dias, tinha como companheira dos últimos anos ‘a famosa bengala’ e, pontual, usava um relógio de pulso para não se atrasar nos compromissos. Ambição? Nenhuma”. Carmélia não se deixou definir como “inferior” e caminhou com altivez na contramão do ideário feminino de sua época, respondendo as asperezas da vida com as ar mas de que dispunha: HUMOR E IRONIA. Carmélia escreveu: “Descobri que sou bárbara, dona de um estilo verdadeiramente universal, preciso urgentemente me mandar para Guanabara, pois Vitória não está à altura de receber minha genialidade, nem por aqui haveria horizontes dignos e devidamente alargados onde eu pudesse caber. A mim me cabe, portanto, dar uma banana para todos vocês e me mandar de mala e cuia para o Rio de Janeiro. Lá eu não terei a menor dificuldade em desbancar o Rubem Braga, nem em botar no maior chinelo o Carlinhos de Oliveira”13. Capixabas entenderão!  A cronista conseguiu desvelar de forma irônica os valores da sociedade espírito-santense, desafiando a ideologia dominante e, mesmo que o slogan “Esta ilha é uma delícia”, popularizado por ela, esteja imantado de ironia, a cronista colocou o seu território, — a ilha de Vitória — no centro do [seu] mundo, como um lugar singular e único.

Renata Bomfim

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