Seja bem-vindo(a). Este é um espaço pessoal onde, desde 2007, reúno poemas, ensaios e artigos de minha autoria, compartilhando também um pouco da minha trajetória como terapeuta junguiana e ativista ambiental. É um espaço aberto, para escritores(as) de várias partes do mundo.

04/04/2021

Ciclo de Diálogos Reluz: Meio Ambiente e Educação (com as presenças do Prof.º Dr.º Francisco Aurélio Ribeiro e da Prof.ª Dr.ª Karina de Resende-Fohringer.


 Amigos(as), esperamos vocês no Novo Ciclo de Diálogos do Instituto Ambiental Reluz com o tema "Meio Ambiente e Educação". Dias 19/04 às 20h e 26/04 às 13h no instagram

@institutoambientalreluz

Nossos convidados são essas pessoas queridas, de reconhecida contribuição nesses campos e membros do Instituto Ambiental Reluz, o Prof.º Dr.º Francisco Aurélio Ribeiro, que falará sobre "A importância do livro e da leitura na formação cidadã e ecológica", em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil e a Prof.ª Dr.ª Karina de Resende-Fohringer, que trará uma experiência rica realizada nas suas turmas de português para filhos de brasileiros e portugueses, na Áustria". Terei a alegria de mediar esses diálogos.

Segue o currículo de ambos:
O Prof.º Dr.º Francisco Aurélio Ribeiro é Possui mais de 30 anos de experiência na área de Ensino e Pesquisa. Esta significativa experiência docente provém de sua atuação como professor em diversas Instituições de Ensino, públicas e privadas, com âmbito de atuação no Ensino Fundamental, Médio e Superior (Graduação e Pós-Graduação). Desenvolveu diversos trabalhos de pesquisa na área de literatura, possuindo mais de 40 livros publicados (gêneros infantil, crônica, conto e pesquisa) e vários artigos de sua autoria, participando com suas crônicas de colunas semanais no jornal A Gazeta. Foi Secretário de Cultura da UFES no período de 1992 a 1995, sendo responsável também pela coordenação de cursos em nível de Especialização e Pós-Graduação. Conduziu vários congressos como conferencista e apresentador de comunicação no Brasil e Exterior. Pertence ao Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo e à Academia Espírito-santense de Letras, da qual foi presidente em três mandatos. É um defensor do Meio Ambiente e hoje responde como Diretor Secretário do Instituto Ambiental Reluz, dedicando-se à produção de livros infantis com temáticas que privilegiam a ideia de uma relação de harmonia e respeito para com os seres e a natureza.

A Prof.ª Dr.ª Karina de Rezende-Fohringer é doutora em Letras (com ênfase em Estudos Literários - UFES - 2015). Mestre em Letras (com ênfase em Estudos Literários - UFES- 2008). Pós-graduada (Especialização) em Teoria Psicanalítica e Práticas Educacionais (UNIG- 2007), graduada em Letras (UFES- 1991) e em Direito (UVV- 1991). Coordenou (de 01/2009 a 07/2010) o Curso de Letras da Faculdade Saberes (ES), tendo também atuado como professora nessa mesma IES. Trabalhou como professora da Prefeitura Municipal de Vitória, de 1994 a 2011. Em dezembro de 2008, foi empossada membro titular da cadeira n 8 da Academia Feminina Espírito-Santense de Letras (AFESL). Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo (IHGES). Professora convidada dos Cursos de Especialização Lato Sensu em: Linguagens: língua e literatura (Faculdade Saberes) e Educação (FABRA). Bolsista FAPES. Bolsa Sanduíche na Universidade de Santiago de Compostela (USC)- Espanha (Bolsa CAPES), de 27 de agosto a 30 de dezembro de 2013. De 2017 a 02/2020, atuou como Professora de Português na Universidade de Viena (Zentrum für Translationswissenschaft). Desde 2017, é professora de Português como Língua de Herança em Bildungsdirektion für Niederösterreich em St. Pölten e em Mödling na Áustria. Karina é uma defensora do Meio Ambiente e hoje responde como Conselheira fiscal do Instituto Ambiental Reluz.

Nenhum comentário: